quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aula 1 de Abril - Conceito "wiki" e os blogues

Na aula 1 de Abril vimos 2 filmes que abordaram dois temas diferentes os Blogs (Filme Blogs in Plai English ) e o conceito Wikis ( Filme Wikis in Plain English).

 

O primeiro filme referente à temática dos blogues, foi abordado conceitos sobre a estrutura básica dos mesmo e também das “notícias” e dos produtores da mesma, em que faz uma analogia ao tempos passados em que quem formava, editava noticias eram os jornalista e agora qualquer pessoa pode formar uma noticia sobre vários assuntos. Isto mostra que esta ferramenta permite uma “melhor partilha da notícia”. Esta nova ferramenta (blogues) veio criar a possibilidade criação de “redes” onde pessoas comentam partilham e trocam informações sobre as temáticas que mais lhe interessam.

Resumindo os blogues vieram permitir aos utilizadores conquistarem o poder dos média.


O outro tema abordado na aula foi o conceito “Wikis” , em que no visionamento do filme a “wiki” é nos apresentado como uma ferramenta (cujo interface é uma página na internet) que permite "coleccionar" documentos hipertextuais que se criam e se alteram  com facilidade  ( veja-se no filme a lista de necessidades para um acampamento). Uma das características das "Wikis" é o facto de poderem ser alteradas colectivamente, ou seja,  por vários interlocutores em tempo real e em simultâneo . Se por um  lado estas características permitem melhorar a comunicação e a cooperação entre os cibernautas /intervenientes, podem, por outro, ser geradoras de conflitos entre a vida real e o ciberespaço.  
No filme é referida a facilidade de edição, que é pouco complexa e se centra básicamente em três "acções/Funções" - "Edit", "Save" e "Link" .

As "wikis" permitem também a partilha e a gestão de conhecimentos a nível pessoal, profissional ou geral (ex:Wikipédia) podendo ser abertas ou restritas a determinado grupo. Um conceito a reter é também o de "padrão “Link" dado que é habitual nestas páginas serem utilizadas um grande número de hiperligações para outras páginas.


Sem comentários:

Enviar um comentário