- “Corresponde ao momento em que a nossa espécie, pela globalizaçãoeconômica, pelo adensamento das redes de comunicação e de transporte, tende a formar uma única comunidade mundial, ainda que essa comunidade seja - enquanto! - desigual e conflitante.”
(LÉVY, 2000, p. 249)
- “Longe de ser uma subcultura dos fanáticos pela rede, a cibercultura expressa uma mutação fundamental da própria essência da cultura. De acordo com a tese que desenvolvi neste estudo, a chave da cultura do futuro é o conceito de universal sem totalidade.”
(LÉVY, 2000, p. 247)
- “A cibercultura será uma configuração sóciotécnica onde haverá modelos tribais associados às tecnologias digitais, opondo-se ao individualismo da cultura do impresso, moderna e tecnocrática. Com a cibercultura, estamos diante de um processo de aceleração, realizando a abolição do espaço homogêneo e delimitado por fronteiras geopolíticas e do tempo cronológico e linear, dois pilares da modernidade ocidental.”
(LEMOS, 2000, p. 77)
- “A cibercultura pode ser entendida como um campo de experiência através do qual essefator instituinte dos tempos modernos começa a se tornar quotidiano à consciência. A formação que lhe sub jaz remete a um conjunto de práticas e representações, através do qual ele se põe em vias de rotinização para o homem comum.”
(RÜDIGER, 2008, p.11)
- “...a técnica moderna se funda num certo tipo de pensamento, cujo denominador comum é a crença de que o maquinismo pode resolver qualquer problema e satisfazer qualquer exigência do mundo, não importam sua origem e natureza.”
(RÜDIGER, 2008, p.11)
- “...o conjunto de fenómenos de costumes que nasce à volta das novíssimas tecnologias de comunicação...”
(RÜDIGER,2008, p.26)
- “...constitui, também, uma formação histórica cujo veículo tecnológico é a informática, sobretudo a de comunicação, e o motor é e será, ainda por muito tempo, o capitalismo”
(idem, p.27)
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