quarta-feira, 2 de março de 2011

DEFINIÇÕES DE CIBERCULTURA

  • “Corresponde ao momento em que a nossa espécie, pela globalizaçãoeconômica, pelo adensamento das redes de comunicação e de transporte, tende a formar uma única comunidade mundial, ainda que essa comunidade seja - enquanto! - desigual e conflitante.”

                                                                                                                       (LÉVY, 2000, p. 249)



  • “Longe de ser uma subcultura dos fanáticos pela rede, a cibercultura expressa uma mutação fundamental da própria essência da cultura. De acordo com a tese que desenvolvi neste estudo, a chave da cultura do futuro é o conceito de universal sem totalidade.”

                                                                                                                       (LÉVY, 2000, p. 247)



  • “A cibercultura será uma configuração sóciotécnica onde haverá modelos tribais associados às tecnologias digitais, opondo-se ao individualismo da cultura do impresso, moderna e tecnocrática. Com a cibercultura, estamos diante de um processo de aceleração, realizando a abolição do espaço homogêneo e delimitado por fronteiras geopolíticas e do tempo cronológico e linear, dois pilares da modernidade ocidental.”


                                                                                                                   (LEMOS, 2000, p. 77)



  • “A cibercultura pode ser entendida como um campo de experiência através do qual essefator instituinte dos tempos modernos começa a se tornar quotidiano à consciência. A formação que lhe sub jaz remete a um conjunto de práticas e representações, através do qual ele se põe em vias de rotinização para o homem comum.”


(RÜDIGER, 2008, p.11)




  • “...a técnica moderna se funda num certo tipo de pensamento, cujo denominador comum é a crença de que o maquinismo pode resolver qualquer problema e satisfazer qualquer exigência do mundo, não importam sua origem e natureza.”


(RÜDIGER, 2008, p.11)


  • “...o conjunto de fenómenos de costumes que nasce à volta das novíssimas tecnologias de comunicação...” 


(RÜDIGER,2008, p.26)

  • “...constitui, também, uma formação histórica cujo veículo tecnológico é a informática, sobretudo a de comunicação, e o motor é e será, ainda por muito tempo, o capitalismo”

 (idem, p.27)



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