sexta-feira, 25 de março de 2011

"Num mundo em que a informação é como o ar, o que acontece ao poder? " - Documentário "Us Now"


O documentário visionado na aula de dia 18 de Março demonstra, a dimensão e importância que o "cibermundo"  tem nos dias de hoje bem como das suas imensas possibilidades. 

O vídeo inicia-se com a frase “ Mais pessoas, conseguem dizer mais coisas, a mais pessoas, como nunca anteriormente na História e esse número aumenta todos os dias” e ao longo do filme vamos ser deparados com imensas situações práticas , situações essas que só são possíveis devido à existência de uma rede e da “democratização” da utilização dos computadores.

Esta mesma rede permite um sem número de utilizações desde a partilha de vivências a interacções culturais entre outras que levam ao aumento de um conhecimento quase de forma gratuita, sendo assim uma mais-valia para os cibernautas, dando também um “poder” de opinião a qualquer pessoa.

No documentário também é referido a possibilidade de criação de “grupos de pressão” na internet (redes sociais e afins), grupos este que permitem a que o publico em geral tenha algum poder de representativa a alguns níveis e também poder de crítica muitas vezes não permitido ou “bloqueado” na praça pública, o que levara sem qualquer tipo de dúvida a cada vez mais pessoas terem a oportunidade de opinião, oportunidade essa muitas vez só feita pelos líderes de opinião, o que levara a consequências ao nível político e social.

Em jeito de conclusão e citando uma frase várias vezes dita em aula ( “o ciberespaço existe e produz efeitos” ) o facto da democratização dos TIC leva a uma maior participação das pessoas na “discussão” de vários assuntos como por exemplo nos políticos o que levara a ajudar os mesmos a tomarem decisões mais de acordo com a (vontade/opinião) das pessoas , tornado a democracia e a opinião do povo mais viva. Por outro lado poderá ter um efeito negativo criando um “caos” na gestão das opiniões dado que podem ser opiniões muito diferentes.

Para os interessados deixou o link para a visualização do documentário: http://www.youtube.com/watch?v=U-M6SiLkBms

Sem comentários:

Enviar um comentário