quarta-feira, 2 de março de 2011

“We are all Khaled Said” – REDES SOCIAIS UMA FERRAMENTA PARA A QUEDA DE UM REGIME



“O Twitter  foi uma caixa de ressonância do descontentamento da juventude egípcia com o regime de Hosni Mubarak, depois da preocupação com o desaparecimento de Ghonim e nas últimas horas da alegria – e do alívio – causada pela sua libertação. No Facebook, a resposta dos internautas foi ainda mais significativa.


O reconhecimento público de Wael Ghonim deu os primeiros passos com a criação no Facebook da página “We are all Khaled Said, actualmente com mais de 50 mil seguidores, mas a saída de cena deu-lhe projecção internacional. O responsável pelo departamento de marketing da Google para o Médio Oriente e Norte de África, que trabalha no Dubai, viajou para o Cairo a 23 de Janeiro, dois dias antes da revolta, que potenciou com a utilização das redes sociais, e foi preso a 27.



O jovem de 28 anos que dá nome à página criada por Ghonim no Facebook, Khaled Said, foi vítima mortal da violência policial, perpetrada por dois agentes em Alexandria. A indignação fez avançar com o que viria a ser um espaço de concentração do desagrado entre os internautas egípcios, por estes e por outros casos, que acabou por extravasar as fronteiras da Internet e culminou com a revolta nas ruas de várias cidades.



No último tweet antes de ser detido, Ghonim escreveu que os manifestantes estavam “prontos para morrer”. Depois, foi o vazio. A Google, a família e os amigos fizeram notar essa ausência, até que ontem Ghonim foi libertado junto com mais meia centena de bloggers, activistas e elementos de várias organizações juvenis.”


In Publico


Seguidamente deixo-vos aqui uma entrevista de Ghonim ao programa 60 Minutos da CBS onde ele fala da revolta e da importância das redes sociais para que esse revolta tenha sido “concretizada”. 



Sem comentários:

Enviar um comentário